Responsabilidade Social – Checagem de Informações

As redes sociais certamente representam um grande avanço no que se refere à produção horizontal e democrática de informações, contudo, no ano em que o dicionário Oxford elegeu “Pós Verdade” como palavra de 2016 e que todos nós estamos sentindo as consequências nefastas da desinformação é fundamental passarmos a ter o hábito de checar as notícias que circulam por aí.

Não podemos ser inocentes, temos que considerar que a neutralidade não existe. Todas as pessoas têm uma formação e preferências que são expressas em seus textos e vídeos, os quais inevitavelmente refletem sua visão de mundo. Como dizia um professor meu: “neutro só detergente”.

Da mesma maneira, os veículos de imprensa têm suas linhas editoriais e interesses, que não necessariamente são os mesmos da população e que muitas vezes coincidem com o de seus anunciantes.

Sendo assim, quando você receber uma corrente pelo WhatsApp, se deparar com uma notícia ou opinião no Facebook cuja origem pareça duvidosa, ou mesmo quando estranhar viés dado a uma notícia pela grande imprensa vale a pena checar a veracidade dos fatos antes de passar a opinião ou boato adiante. Você pode estar sendo um inocente útil.

Tudo bem, sabemos que as redes sociais são muito dinâmicas e que exigem nossos reflexos imediatos, mas que tal parar, respirar, refletir e checar antes de repassar aquela notícia bombástica?

Fact Checking

O jeito mais fácil de não se fazer de bobo é buscar uma checagem dos fatos ou “Fact Checking”. Recomendo dois sites bem bacanas:

Outros Olhares

Além disso, vale a pena buscar opiniões diferentes daquelas que sempre vemos por aí. Nesse sentido, que tal dar uma olhadinha em outros sites de notícias? Tem um pessoal fazendo um jornalismo bom por aí, como os exemplos listados abaixo (mas não só eles):

As redes sociais conferiram a cada um de nós o relevante poder de nos manifestarmos e jogarmos nossas reflexões e opiniões para o mundo, mas devemos nos educar para que nossas manifestações não acabem resultando em medidas contra nós mesmos.

2 comentários em “Responsabilidade Social – Checagem de Informações

Tem alguma dúvida, ou quer compartilhar uma dica? Deixe seu comentário!