Viagens – Trekking no Gelo em El Calafate – Patagônia Argentina

Quando embarquei para a Patagônia não sabia muito bem o que iria encontrar em El Calafate, apenas que visitaria a imponente geleira Perito Moreno.

No caminho do aeroporto para o hotel me surpreendi com o visual desértico, marcado por grandes áreas planas, áridas, de vegetação rasteira, esparsa e com montanhas ao fundo. Foi difícil acreditar que ali perto eu faria uma caminhada quase polar, que bem próximo àquela localidade, ao menos por alguns minutos, eu me sentiria um explorador antártico.

volta1

Centro da Cidade

O centro de El Calafate tem aquele charme típico de cidades serranas, como Campos do Jordão (SP) ou Itaipava (RJ). A rua principal, Av Del Libertador Gral San Martin, é repleta de restaurantes, hotéis, lojas de souvenir e até cassinos.

Deixamos as malas no hotel e fomos “reconhecer a cidade” a pé. Logo nos deparamos com um barzinho bem interessante chamado Borges y Alvarez Librobar, onde é possível beber uma cerveja ou drink tanto sentado no balcão quanto em uma confortável poltrona folheando um dos muitos livros expostos e ouvindo uma boa música.

Como estávamos na Argentina, não podíamos deixar de comer um bom bife de chorizo e vinho. Fomos no Casimiro Biguá e gostamos bastante. Boas opções de restaurantes não faltam na cidade.

Trekking na Geleira Perito Moreno

Logo cedo saímos para a geleira Perito Moreno, no  Parque Nacional Los Glaciares. Contratamos o passeio “MiniTrekking” que apesar do “mini” no nome leva quase um dia inteiro no total. Achamos que valeria a pena contratar o transfer (o parque fica a aproximadamente 80 km do centro da cidade). Embora seja um pouco caro, não nos arrependemos.

mini-trecking-1

Depois de um tempo na estrada, algo em torno de uma hora, foi possível avistar o Lago Argentino e geleira ao fundo. A entrada no Parque Nacional é bastante organizada e os guardas entram no ônibus para validar seu ticket de entrada.

mini-trecking-2

Após alguns minutos avistamos o pier de onde pegaríamos o barco que nos levaria ao outro lado do lago, em uma bela travessia que margeia os paredões de gelo (20 minutos de navegação).

mini-trecking-3

Atracamos no começo da trilha, que ainda não é no gelo. Desse ponto em diante não tem mais volta.

mini-trecking-4

Conforme fomos caminhando a geleira ia nos demonstrando toda sua imponência. Andamos em torno de 20 minutos até o abrigo onde são passadas as recomendações básicas pelos guias. Lá recebemos os nossos crampons (uma espécie de presilhas de ferro que colocamos em nossos sapatos), falando nisso, recomendo bastante que se vá com calçado impermeável.

mini-trecking-5

Quando todos estão preparados e instruídos um guia conduz o grupo para o gelo. Por mais que de longe a geleira pareça bastante sólida, na verdade, abaixo da superfície existem verdadeiros rios, lagos e poços  gelados, razão pela qual todo cuidado é pouco ao andar. Para as duas horas de caminhada um mínimo de preparo físico é desejável, sobretudo por conta do frio intenso e do peso das garras de ferro em nossos pés.

mini-trecking-6

Ao final o guia oferece um whisky de 8 com gelo de 5000 anos retirado da própria geleira, mesmo que você não beba acho que vai querer (o frio não é pouco e tudo que esquenta é bem vindo).

Depois do brinde caminhamos de volta ao abrigo. Lá é possível fazer um lanche (é necessário levar comida – não há venda de alimentos). Após comermos e nos aquecermos um pouco navegamos novamente para o ponto inicial da aventura.

De volta ao ônibus, fomos à sede do Parque Nacional Los Glaciares, que conta com restaurante, lojas de souvenirs e principalmente passarelas frontais para a geleira com vista panorâmica. Agora a recomendação é parar, contemplar e ouvir a Perito Moreno, onde constantemente o gelo se quebra no lago.

perito-moreno-1

 

perito-moreno-2

 


El Calafate combina com Ushuaia. Confira mais destinos na Argentina:

Viagens – Verão em Ushuaia – Patagônia Argentina

Viagens – Roteiro Básico de Buenos Aires


Avaliações de El Calafate no TripAdvisor

Bar:

https://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g312851-d1793650-Reviews-Borges_y_Alvarez_Libro_Bar-El_Calafate_Province_of_Santa_Cruz_Patagonia.html

Hotel:

https://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g312851-d649286-Reviews-Santa_Monica_Aparts-El_Calafate_Province_of_Santa_Cruz_Patagonia.html

 

4 comentários em “Viagens – Trekking no Gelo em El Calafate – Patagônia Argentina

Tem alguma dúvida, ou quer compartilhar uma dica? Deixe seu comentário!