Viagens – Roteiro Básico de Londres

A capital da Inglaterra foi a cidade mais visitada da Europa em 2016, e diferentemente da cidade descrita pelo autor Arthur Conan Doyle, cujo mais conhecido personagem Sherlock Holmes, vagava entre ruas sombrias e cobertas por fog, a metrópole hoje é uma cidade efervescente, com atrações para todos os gostos e cheia de vida (ainda com fog de vez em quando). Vamos aguardar as consequências do Brexit e torcer para que a cidade não perca sua riqueza multicultural.

Ícones de Londres:

1º dia

No primeiro dia peguei o metrô para a Estação Waterloo e iniciei o reconhecimento da cidade pelo London Eye, a famosa roda gigante à beira do Tamisa, que proporciona uma vista panorâmica bem bacana da cidade. Sempre que é possível gosto de ver a cidade por cima antes de caminhar por ela.

london-eye

Saindo da roda gigante me dirigi à ponte de Westminster, a atravessando em direção ao Westminster Palaceonde fica o Parlamento Britânico e o Big Ben. O Parlamento tem um tour guiado, mas é preciso reservar o horário previamente pela internet, infelizmente dormi no ponto e só passei pela porta.

Em seguida, passando pela Parlament Square, fui em direção à Victoria Street, vendo a Abadia de Westminster, igreja grandiosa onde são realizadas as coroações dos monarcas britânicos.

Após conferir a Abadia, caminhei sem pressa até o St James Park, comprei um lanche no caminho (em uma loja de uma rede chamada Pret A Manger, que serve sanduíches, sopas e sucos feitos no local no mesmo dia) e fiz uma refeição como um local, sentado no gramado olhando o movimento (o clima ajudou bastante).

st-james

Após o lanche fui em direção ao Palácio de Buckingham, a residência oficial da Rainha (caso você faça questão de ver a troca da guarda, consulte os horários aqui).

palacio

A caminhada desde a London Eye até o Palácio demora entre meia hora e uma hora dependendo do ritmo. Eu preferi andar ruas com bastante calma e prestar atenção em tudo: nas pessoas, na arquitetura.

Em seguida me encaminhei ao Green Park e aproveitei mais um pouco do verde de Londres, terminando o passeio pela Piccadilly, rua comercial repleta de lojas, pubs, restaurantes e teatros.

Museus:

2º dia

Os museus na cidade são muitos e quase todos gratuitos, razão pela qual vale a pena pensar antes qual é  seu maior interesse: artes, história ou ciências e otimizar as visitas.

Iniciei o dia indo para a Estação South Kensington, para visitar o Victoria And Albert Museum (1 a 2 horas). No pátio do museu tem um café bem legalzinho. É um lugar agradável para a primeira refeição (caso o café não esteja incluso na diária do hotel).

vam

Bem próximo ficam o Museu de História Natural (que não visitei – por conhecer alguns outros de história natural) e o Science Museum, que para mim foi o museu mais divertido de Londres, a visita dura entre 2 e 3 horas, e lá você poderá conferir experimentos científicos, carros, trens, aviões, o primeiro veículo motorizado que cruzou o Polo Sul e até uma cápsula espacial do projeto Apollo.

Em seguida peguei o metrô para o British Museum e me impressionei com as relíquias das sociedades antigas, especialmente Egípcia e Grega (metade do Partenon de Atenas está no museu). A visita dura entre 2 e 3 horas.

Depois dessa maratona museológica, terminei o dia no Convent Garden, que é uma mistura de mercado tradicional com Shopping Center, com boas opções de restaurantes e pubs.

convent

Não consegui visitar alguns museus importantes como o Tate Museum e o Tate Modern.

Vale ainda buscar saber o que vai estar acontecendo na cidade no período de sua viagem. Eu consegui ir à uma exposição temporária dos 50 anos de James Bond que estava acontecendo no London Film Museum.

História, Arte e Pubs:

3º dia

O passado medieval da Tower of London é imperdível. O áudio guide tem a opção português de Portugal e vale a pena. Visitar um castelo medieval do lado do centro comercial e moderno da cidade foi uma experiência bem bacana. O local foi a casa de diversos monarcas, atacado em revoltas populares, teve até um zoológico e é lá que ficam exibidas as jóias da coroa (ao menos três horas).tower

Se você se animar em se sentir como o James Bond, navegando em alta velocidade pelo Tamisa, pode tentar um passeio de Speed Boat. Eu pesquisei mas não consegui tempo para navegar por lá. Fica para a próxima.

Depois fui para Trafalgar Square, onde fica o National Gallery, uma das maiores coleções de arte do mundo (duas a três horas).

No fim do dia, para quem gosta de música, bebida e conhecer um lugar mais alternativo a pedida é ir Camden Town. Dizem que era o bairro preferido da Amy Winehouse. Eu fiz um pub craw, também conhecido no Brasil como baratona,  e gostei bastante. Fui a cinco pubs cada um com um tipo diferente de música e bebidas. Ouvi Rock, Blues, Funk e até Salsa.

Parque, Restaurantes e Teatro:

4º dia

No último dia eu já estava sentindo um pouco cansaço, então foi uma boa conhecer o Hyde Park, almoçar em um restaurante com calma (o que não falta na cidade são boas opções para comer) e, no fim da tarde assistir a hilária peça The Book Of Mormon na Piccadilly (Brodway de Londres).

Sugestões de restaurantes em: https://www.tripadvisor.com.br/Restaurants-g186338-London_England.html

Ingressos para peças teatrais em: http://www.ticketmaster.co.uk/section/arts-theatre?tm_link=tm_arts_header


Transporte:

A melhor maneira de andar pela cidade é de trem e de metrô. O Oyster Card  é o passe para transportes públicos, que funciona no Trem, metrô e ônibus. Existem diferentes formas de tarifas e passes específicos para visitantes informações aqui.

Avaliações de Londres no TripAdvisor

Pub:

https://www.tripadvisor.com.br/ShowUserReviews-g186338-d1980464-r200946677-The_Alexandra-London_England.html#REVIEWS

Pub Craw:

https://www.tripadvisor.com.br/ShowUserReviews-g186338-d1881609-r200945130-Undiscovered_London-London_England.html#REVIEWS

Restaurante:

https://www.tripadvisor.com.br/ShowUserReviews-g186338-d4454425-r200368941-Jamie_Oliver_s_Italian-London_England.html#REVIEWS

Teatro:

https://www.tripadvisor.com.br/ShowUserReviews-g186338-d3905591-r200369311-The_Book_of_Mormon_London-London_England.html#REVIEWS

Tower of London:

https://www.tripadvisor.com.br/ShowUserReviews-g186338-d187547-r200369960-Tower_of_London-London_England.html#REVIEWS


Mapa:


Chegada:

Londres tem cinco aeroportos. Vale conferir o post do Viaje na Viagem com opções de transporte de cada um:

Tem alguma dúvida, ou quer compartilhar uma dica? Deixe seu comentário!