Viagens – Museus da Porsche e Mercedes em Stuttgart

Para os apaixonados por automóveis vale uma parada em Stuttgart ao viajar pela Alemanha. Na bonita cidade ficam as sedes de duas das montadoras automobilísticas mais icônicas do mundo Mercedes-Benz e Porsche. Passamos apenas um dia no local (utilizando um stopover de trem – veja como comprar uma passagem aqui), o que foi suficiente para a visita aos dois museus e um breve passeio pelo centro histórico.

Museu da Porsche

Chegamos um pouco antes das 9:00 na estação central da cidade (Hbf) e de lá pegamos o metrô (linha S6 Neuwirtsh) para a Porsche. O espaço prima pelo design moderno e fluido, mas não é grande, a visita dura cerca de uma hora e o audio guide está incluso no valor do ingresso. No local é possível conferir de perto toda a beleza e evolução dos carros da marca desde que Ferdinand Porsche criou o 356.

O Museu da Porsche conta ainda com restaurantes e uma lojinha de lembranças. Almoçamos no Boxenstopp que serve pratos rápidos e lanches, o que se demonstrou bem prático. A entrada custa 8 euros, o horário de funcionamento é de 09h às 18h  e a bilheteria fecha às 17h30.

Porsche Drive

O maior atrativo do museu estava a me aguardar do lado de fora. Desde que eu saí do Brasil estava ansioso para dirigir o Porsche 911 que reservei.

Uma hora com um carro da marca custa de 69 a 99 Euros e vale muito agendar antecipadamente. Para guiar a máquina é preciso levar a carteira de habilitação, a permissão internacional e deixar um caução no valor da franquia do seguro no cartão de crédito.

Fiquei com o carro apenas uma hora, tempo que não foi suficiente para ter a experiência de estar em uma AutoBahn. Para testar o 911 na famosa estrada sem limites de velocidade é necessário um aluguel de mais de uma hora, mas mesmo desfilando apenas pelas estradas “limitadas”, sentir a emoção de dirigir um Porsche 911 valeu muito a pena.

Museu Mercedes-Benz

No lado oposto da cidade fica o o museu da Mercedes-Benz (metrô linha S1 Neckarpark). Trata-se de um espaço bem maior do que o anterior e com proposta bem diferente. Em seus seis andares é contada toda história do automóvel, desde que Daimler e Benz o patentearam na Alemanha. A visita dura de duas a três horas e  o audio guide está incluso no valor do ingresso.

A exposição se inicia pelo último andar, onde estão os primeiros automóveis construídos, a cada descida ouvimos a contextualização política e histórica referente ao período do salão abaixo, o que torna o museu visita bem bacana não só para os que gostam de automóveis mas para os que curtem história. Ao associar os reflexos dos movimentos políticos, econômicos e sociais ao desenvolvimento de carros, caminhões e ônibus a Mercedes certamente alarga seu público.

A entrada custa 8 euros, o horário de funcionamento é de 09h às 18h  e a bilheteria fecha às 17h.

Em frente ao Museu fica o Mercedes Benz Arena, estádio sede do VfB Stuttgart e que conta com visita guiada.

Centro Histórico

Como era verão (época em que normalmente anoitece após as 20h) e nosso trem só partiria da cidade às 21h, ainda foi possível dar um passeio na Konigstrasse, principal rua comercial da cidade e nas belas praças Schlossgarten e Schlossplatz (Jardim do Castelo e Praça do Castelo). Aproveitamos para comprar uma pizza e relaxar um pouco nos parques.

img_0862


Stuttgart combina com Munique!

Viagens – Munique no Verão (pré-Oktoberfest)


Mapa de Stuttgart

Tem alguma dúvida, ou quer compartilhar uma dica? Deixe seu comentário!