Viajar mais gastando menos – achando a hospedagem ideal

Na terceira postagem da série Viajar mais gastando menos falaremos sobre hospedagem. As dicas que seguem são baseadas em nossas experiências e procuram contemplar diferentes perfis de viajante, ajudando a achar um bom custo-benefício (independentemente do seu orçamento) e evitar furadas.

Buscando a hospedagem de acordo com seu perfil

O primeiro passo para escolher a acomodação ideal é pensar no tipo de viagem, companhias e prioridades. Afinal, quando uma hospedagem mais barata não se encaixa em seus critérios e exigências a economia não valerá a pena, já que nas viagens de férias o que mais vale é relaxar e curtir. 

Hostel (Albergue)

Para quem viaja sozinho ou em pequenos grupos de amigos, não se importa tanto com o conforto e quer fazer amizades ficar em Hostel é uma excelente pedida, já que esses estabelecimentos normalmente contam com ambientes descontraídos e propícios para a interação entre hóspedes. Uma boa opção é buscar no Hostel World, site que  conta com uma grande quantidade de albergues, devidamente avaliados pelos hóspedes.

Hotel

Já quando se viaja em casal o hostel normalmente deixa bastante a desejar no quesito privacidade (existem alguns com quartos privativos, contudo, nesses casos normalmente o preço é semelhante ao de um hotel), razão pela qual a pedida mais econômica normalmente é um hotel básico, que tenha ao menos boa localização, quarto limpo, ar condicionado e banho quente.

A ferramenta que mais utilizamos é o Booking, que conta com uma grande variedade hoteleira. No detalhe os campos onde devem ser inseridos os parâmetros de sua busca:

No detalhe o filtro por avaliação de hóspedes:

Em destaque a importante opção de cancelamento grátis, que permite cancelarmos sem custos se encontrarmos depois uma oferta melhor:

 

 

Como segunda opinião utilizamos o Trivago, que compara preços de hotéis em diferentes sites de reserva. No detalhe os critérios de ordenação que podem ser aplicados:

Também é possível buscar hotéis em mais sites confiáveis como: Decolar;  Expedia;  Hoteis.com;  Hotel Urbano, dentre outros.

Aluguel de casa ou apartamento por temporada

Quando a viagem é com a família toda ou um grupo grande de amigos deve-se considerar também a opção de alugar uma casa ou apartamento por temporada. O site especializado nesse tipo de hospedagem é o Air bnb. No detalhe a barra de filtros:

Dicas úteis independentemente do tipo de hospedagem

Seja em Hostel, Hotel ou Aluguel por Temporada, alguns critérios são fundamentais para não entrar em uma furada.

Localização

O primeiro é conferir a localização de sua hospedagem. Não é necessário estar no ponto central ou mais valorizado de onde você vai, mas é quase obrigatório ficar em algum lugar que permita fácil acesso às principais atrações, pois isso evitará grandes deslocamentos, que pode implicar em gastos não previstos com transportes além de atrapalhar sua programação.

Uma boa ferramenta é o Google Maps, que permite conferir a distância e rotas (em muitos locais inclusive com as opções de transporte público) para os principais pontos turísticos e de interesse de seu destino, bem como dar uma “caminhada” nas redondezas através do Street View.

No detalhe o botão para traçar rotas:

A seta aponta para o bonequinho do Street View. Para entrar nesse modo é só arrastá-lo até o ponto do mapa que você deseja conferir.

Avaliações de viajantes

Agora que você já está perto de reservar um local de acordo com seu perfil e com uma localização adequada, a dica é conferir as avaliações de outros viajantes no TripAdvisor.

No site é possível comparar se o seu hotel está com o preço semelhante ou melhor aos mais bem avaliados da localidade bem como checar as fotos tiradas pelos viajantes (para evitar surpresas).

Sempre conferimos as avaliações mais recentes, pois existem casos em que um hotel muito bem avaliado caiu de nível (e vice versa), também é importante dar uma olhada na média das avaliações, porque tem aquela pessoa que acha tudo maravilhoso e a outra que acordou de mal humor e resolveu detonar um local injustamente. Presto bastante atenção em críticas relacionadas a mofo ou cheiro de cigarro, já que sou alérgico. 

Além disso, agora o TripAdvisor também cota preços em diferentes sites de reserva (assim como o Trivago).

Café da Manhã

Fique atento se o hotel que você está reservando oferece café da manhã, pois ao comparar preços é preciso levar em conta o objeto da comparação  (só hospedagem ou hospedagem mais uma refeição). Dependendo do local que você estiver indo ter a primeira refeição do dia inclusa na hospedagem garante uma boa economia e conforto.

Utilizando programas de fidelidade

Algumas redes hoteleiras contam com bons programas de fidelidade.

Le Club

Nós gostamos bastante do Le Club da rede Accor (Dona das marcas Sofitel, Novotel, Mercure, Ibis, dentre outras). A partir do momento em que você se cadastra passa a receber e-mails com promoções (como descontos exclusivos, 3 diárias pelo preço de duas, café da manhã grátis etc).

Pelo site do Le Club ainda é possível reservar hotéis com descontos para membros, bem como, de acordo com sua categoria é conferido o direito de solicitar gratuitamente early check in, late check out upgrades de quarto. Outra vantagem do programa de fidelidade é o acúmulo de pontos de cada hospedagem e a possibilidade de transferir pontos de seu cartão de crédito. A cada 2000 pontos acumulados pode-se emitir vouchers no valor de 40 Euros.

Passaporte Roteiro de Charme

Em viagens mais curtas, em refúgios ecológicos pelo Brasil, nas quais não temos despesas com passagem aérea nem aluguel de carro e quando o orçamento não nos pressiona tanto, temos tido excelentes experiências nos hotéis da associação Roteiros de Charme.

Ao se hospedar em um hotel da associação pela primeira vez você ganha um “Passaporte“. Após a 8ª diária em um período de 12 meses você ganha um upgrade de quarto. No caso de você conseguir se hospedar em 8 hotéis no período de 24 meses a associação concede duas diárias gratuitas.


Agora que já sabe como gastar menos, que tal se inspirar para as próximas férias?

Veja nossos relatos de viagens aqui.


Confira como iniciar seu planejamento no primeiro post da série!

Viajar mais gastando menos – como se planejar


Confira como economizar na passagem aérea no segundo post da série!

Viajar mais gastando menos – economizando na compra de passagens aéreas


Caso também tenha dicas para economizar, compartilhe conosco!

Tem alguma dúvida, ou quer compartilhar uma dica? Deixe seu comentário!