Textos – Visão de Futuro


Julho de 2016, centro da cidade, edifício Company Corporate Tower, Sala de reunião número três.  Adilson, em pé, faz uma apresentação para sua equipe, vinte empregados sentados em uma sala no formato de auditório.

Adilson está no auge de sua carreira, são vinte e cinco anos de trabalho desde que deixou a faculdade de nutrição, dez na empresa Ponto Forte cofres e segurança, a líder do mercado, e cinco no cargo de Diretor de Recursos Humanos. Expõe seu novo projeto de peito estufado e postura ereta, orgulhoso de sua trajetória profissional.

Estava certo de sua genialidade, afinal, depois de muitos anos juntava os conhecimentos de sua formação com os de sua experiência profissional. Era revolucionário! Lançava, ali, em primeira mão o programa “Dieta RH”.

O programa consistia em uma lógica simples: tratar da saúde da empresa a partir de restrições a seus empregados. As gorduras seriam cortadas e certamente todos ficariam muito satisfeitos. Seria a primeira experiência conhecida de empresa fitness no mundo.

Após a introdução passou a palavra à Rosilda, a gerente de pessoal, que detalhou o programa: corte de vinte por cento do corpo funcional, eliminação do Programa de Participação nos Lucros, diminuição das férias para uma semana anual e congelamento dos salários, mas o realmente genial estava por vir, o refeitório da empresa passaria a servir todos os dias frango grelhado com batata doce e água. O gran finale ficou por conta de um aparelho novo que era ao mesmo tempo relógio de ponto e balança. Todo empregado passaria se pesar ao bater o crachá, se estivesse acima do peso teria seu salário reduzido em cinquenta por cento e, caso, após a primeira medida, não emagrecesse, seria demitido. Afinal, não era momento de transparecer excessos.

A campanha de endomarketing já estava pronta, consistia em cartazes de pessoas em forma na praia com a frase “Ponto Forte agora é Fitness”, que já naquele dia seriam espalhados por sua sede. Os empregados certamente ficariam muito motivados, pensava Adilson.

Ao final da apresentação todos os vinte funcionários da diretoria de Recursos Humanos aplaudiram efusivamente a ideia. Alguns chegaram a aplaudir de pé por mais de cinco minutos. Estavam certos que faziam história, Reginaldo, um empregado dedicado se empolgou e comentou com seus colegas: “Estamos criando um novo Fordismo, Adilson é genial! No futuro só se falará em Adilsismo!”.

Dezembro de 2016, centro da cidade, Tribunal de Justiça, Marilda, advogada e musa fitness protocola o pedido de  falência da Ponto Forte Cofres e Segurança.

Janeiro de 2017, subúrbio, fundos da academia Malha Bem, Adilson inaugura seu consultório de nutrição. Assim como ocorreu com Van Gogh, o mundo ainda não estava pronto para a genialidade de Adilson.

Um comentário em “Textos – Visão de Futuro

Tem alguma dúvida, ou quer compartilhar uma dica? Deixe seu comentário!